Experiência do Usuário em aeroportos


Usuários de aeroportos são caracterizados com múltiplas personas, ou seja, do passageiro o que tem um maior número de indivíduos, mas existem também as tripulações de voo, empregados dos aeroportos, servidores públicos de agências e serviços públicos como policiais federais, Anvisa, alfândega, empregados dos serviços do aeroporto, das empresas aéreas, visitantes, trabalhadores autônomos, motoristas, lojistas, empreendimentos comerciais das mais variadas naturezas, enfim, são vários tipos de usuários.

No desenvolvimento de qualquer solução tecnológica existe a etapa do estudo desses usuários e a aplicação de técnicas de pesquisa qualitativas e quantitativas para se conhecer esses usuários e realizar o direcionamento da solução tecnológica para resolver os problemas enfrentados por esses usuários .

Nessa etapa o papel do responsável pela UX ou User Experience é fundamental para conduzir os processos e as pesquisas de estudo dos usuários.

Nesse artigo vamos apresentar algumas técnicas que utilizamos para realizar essas avaliações e as pesquisas para o estudo das funcionalidades que precisamos desenvolver em nossas soluções conversacionais.

Caso necessite desenvolver um software, site, app ou um assistente digital essa etapa fundamenta as escolhas de quais funcionalidades devem ser prioridade no desenvolvimento da solução conversacional que é a área que atuamos.

Abaixo, vamos apresentar, alguns gráficos que obtemos de pesquisas de dados brutos das respostas dos passageiros e reclamações dos mesmos retiradas de bases de dados abertas do governo federal.

A base de dados é sobre reclamações dos passageiros em diversos aeroportos no primeiro trimestre de 2020.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *